O ULTRA LP DE JACK WHITE

 


             O artigo de hoje não vem trazer nenhuma informação especial que já não esteja facilmente disponível na net, mas que é um assunto tão legal que merece ser mais comentado e discutido, especialmente para quem tem fetiche pelo objeto disco de vinil: o ultra LP do álbum Lazaretto, de Jack White. Quando ouvi falar dele, já logo toda a minha curiosidade se atiçou para comprar um. Mas antes, no entanto, eu precisava ouvir para saber se, além das “brincadeirinhas” escondidas no LP, a música era boa. E não era. Era foda.

            Jack White é um guitarrista e cantor de rock americano que se tornou mais conhecido por ser um dos integrantes da dupla White Stripes, composta por ele (voz e guitarra) e por sua então esposa Meg White (bateria, percussão e vocal), nos anos 2000. Com o fim do casamento, veio o fim da dupla e o início da carreira solo. O álbum de que falo aqui é o segundo álbum solo de White, lançado em 2014, sob o selo de sua própria gravadora, inaugurada em 2001, a Third Man Records. O álbum se chama Lazaretto.

            Apesar de o álbum ser muito bom – tem até uma instrumental chamada High Ball Stepper que eu adoro –, eu estou aqui mesmo é para comentar as inovações “concretas” do álbum em vinil.

 

1.     O LADO A TOCA AO CONTRÁRIO

O que é algo que eu nunca tinha visto antes em outro LP. Você coloca a agulha lá no final do disco, perto do selo, e ele começa a tocar até a borda.

 

2.     LOCKED GROOVE

Locked groove é um sulco do disco que volta para seu próprio início depois de dar uma volta, mais ou menos como aqueles LPs que pulam e repetem sempre a mesma parte, só que de propósito e no final do LP. A primeira vez que ouvi falar disso foi, naturalmente, no Sgt. Peppers, dos Beatles. Então, eu inocentemente peguei a minha cópia e fui conferir. Pedi até pra um vizinho daqueles que consertam aparelhos “desativar” o retorno automático do braço do meu toca-discos para eu poder ver a agulha chegar até o último sulco e ouvir então a gravação escondida que se repetiria ad infinitum. Para minha decepção, descobri que minha cópia nacional do álbum não possuía esse locked groove e corri atrás de comprar uma edição que tivesse. Mas essa é outra história. Lazaretto possui dois locked grooves. Porém, o do lado A é diferente. Como nesse lado o disco toca ao contrário, o locked groove é na borda do disco.

 

3.     FAIXAS ESCONDIDAS EMBAIXO DO SELO

Sim, uma faixa escondida embaixo do selo em cada lado do disco. Curiosamente, caso você consiga fazer o braço do seu toca-disco chegar até o selo do disco, você consegue ouvir a faixa mesmo tocando com a agulha por cima do papel. Segundo White, a ideia era que a faixa ficasse escondida, mas acabou não ficando tão escondida assim. Somente certifique-se de que seu aparelho tem controle de velocidade, porque uma é em 78 RPM (lado A) e a outra em 45 RPM (lado B).

 

4.     DUAS INTRODUÇÕES PARA A MESMA FAIXA

A primeira faixa do lado B possui duas introduções, uma acústica e uma elétrica, cada uma gravada separadamente em sulcos independentes. No ponto certo, as duas se unem e a música continua normalmente independente da introdução que você ouviu. Ao acaso. Não tem como escolher qual introdução você quer ouvir.

 

5.     ACABAMENTOS DIFERENTES PARA OS DOIS LADOS

O lado A do disco é brilhante (como novo) e o B fosco, como nos discos mais antigos.

 

6.     HOLOGRAFIA NO VINIL

De longe, a parte mais legal de todas. O lado A do vinil possui uma holografia criada por um artista plástico chamado Tristan Duke. Essa holografia é feita por sulcos entrelaçados e só aparece quando se lança sobre eles uma luz direta e com um foco só, como por exemplo, a luz da lanterna do celular. O desenho aparece no brilho da luz refletida nos sulcos, não importa em que direção você aponte a luz. Na verdade, com o disco rodando, a holografia mostra um anjo em 3D girando acima do LP. Não sei como explicar isso de modo que faça um leitor desavisado acreditar, mas é isso mesmo. Como é preciso de dois olhos para ver algo em 3D – e a câmera do celular registra o equivalente a um olho só – somente com o álbum na mão você poderá ter essa experiência incrível.

 


Por fim, e não menos importante, possivelmente mais, o álbum foi todo gravado e mixado de modo analógico, sem qualquer tipo de compressão de som, o que faz com que o som deste álbum realmente arrase, especialmente com as canções espetaculares que Jack White compôs e executou para incluir nele. Para fãs da mídia, um objeto imperdível.



Comentários

  1. O cara não tem um toca-discos decente........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho, nego. Meus toca-discos são todos indecentes. Mas você vai me dar um melhor quando?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GILBERTO GIL AO VIVO

SONGS FOR DRELLA

FILHO DA MÃE