FILHO DA MÃE

 

 

            Paulo Gustavo nunca lançou nenhum disco e, portanto, é somente a segunda vez que escrevo aqui sem ser sobre vinil. No entanto, eu assisti a um excelente trabalho musical dele com duas amigas e colegas de profissão queridas chamadas Juliana e Kelli. O espetáculo chamava-se Filho da Mãe porque, nele, Paulo cantava com sua mãe, Dona Déa Lúcia, que havia sido cantora na noite, profissão cuja renda, segundo os próprios citados, a ajudou a criar os filhos. Foi muito divertido. O repertório era ótimo e, claro, o show era entremeado de muito humor.

            Comecei a acompanhar a carreira de Paulo Gustavo pelo Multishow no 220 Volts, programa hilário que misturava stand up, milhares de caracterizações e entrevistas com populares na rua. Meu episódio favorito era um sobre os sete pecados capitais. Depois assisti a suas divertidíssimas entrevistas no Programa do Jô, da Rede Globo, e acompanhei a série de filmes Minha Mãe É uma Peça.

            Paulo Gustavo era homossexual, a maioria de seus personagens era do gênero feminino e isso, para mim, se chama representatividade. Ver um homem homossexual bem sucedido no telão e na telinha falando abertamente sobre isso, inclusive como algo absolutamente normal e corriqueiro – que é o que é –, para mim, era a realização de um sonho de adolescente. Sim. Representatividade importa. E Paulo Gustavo era amado, admirado, assistido e bem comentado por praticamente todo mundo, o que é muito raro, imagina na década de 1980, quando eu cresci e tive de entender o que era ser julgado antes de abrir a boca.

            Lembro também de quando Paulo foi acusado de racismo por encarnar a personagem Ivonete, em que pintava a pele para parecer uma mulher negra. Black face era o nome importado da prática racista, porque agora nossa moral é toda importada dos Estados Unidos da América (vide bullying, mansplaining e outras chatices). Paulo foi elegante, admitiu o erro e mudou a personagem. Em alguns outros momentos, o comediante – ora, quem diria... – agiu com a mesma seriedade e com o mesmo respeito com o público tentando se encaixar no politicamente correto para aprender e para não ofender ninguém.

            Sem entrar no mérito da questão, não lembro de outro humorista fazendo isso, mas me lembro muito bem de várias “piadas” sem graça na televisão que me ofendiam pessoalmente quando eu era bem jovem. Lembro de ver, em uma peça de teatro no Beto Carrero World, um personagem visivelmente homossexual e negro levar um soco de um caubói só porque dançou na frente dele. A plateia caiu na gargalhada. Aparentemente é muito engraçado ver um homossexual sofrendo violência. Paulo Gustavo representou um passo gigantesco na mudança dessa mentalidade.

            Hoje em dia é comum acusar uma pessoa de oportunismo quando ela usa um assunto grave ou importante para tocar no assunto “política”. Eu afirmo com todas as letras que esse tipo de acusação só pode vir de gente sem caráter. Porque tudo é política, inclusive a morte de um grande artista que entristeceu o país no dia de hoje. Se aquele lixo não estivesse na presidência da república do meu país, muito provavelmente Paulo Gustavo teria sido vacinado antes de morrer. Agora só falta o Brasil, o mesmo Brasil que reverencia Paulo Gustavo, enxergar o assassino que nos governa para um dia, quem sabe, podermos evitar a morte de tanta gente importante para a criação de um futuro melhor. Aquele merdinha lá que eu nem quero citar o nome, o Capitão Cloroquina, esse bosta não morre nunca de nada, né? Lixo...

            Não estava na hora de Paulo Gustavo partir. É um filho da mãe mesmo...


Foto minha.

Eu, Juliana e Kelli. Lindas, né?


Comentários

  1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻... como sempre, arrasando no texto...

    ResponderExcluir
  2. Bacana seu texto. Foi uma grande perda. Muito triste.😔

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo e mais um pouco. É um pesadelo o que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  4. Ele sera sempre lembrado, quebrou todas as barreiras de preconceito que existia. Talento nao se cria vem de berco, independente de crencas e opcao sexual. 🙋‍♀️🙋‍♀️🙋‍♀️👏👏👏👏 ele sera sempre esse 💎💎💎💎 la no ceu.

    ResponderExcluir
  5. Não consta o nome do autor...
    Gostaria de saber o nome do autor do excelente texto?

    ResponderExcluir
  6. Homenagem sensível à grandeza do ser humano Paulo Gustavo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GILBERTO GIL AO VIVO

 O DISCO DO SHOW DA PRISÃO

25 ANOS DE MARIA BETHÂNIA