O ULTRA LP DE JACK WHITE

 


             O artigo de hoje não vem trazer nenhuma informação especial que já não esteja facilmente disponível na net, mas que é um assunto tão legal que merece ser mais comentado e discutido, especialmente para quem tem fetiche pelo objeto disco de vinil: o ultra LP do álbum Lazaretto, de Jack White. Quando ouvi falar dele, já logo toda a minha curiosidade se atiçou para comprar um. Mas antes, no entanto, eu precisava ouvir para saber se, além das “brincadeirinhas” escondidas no LP, a música era boa. E não era. Era foda.

            Jack White é um guitarrista e cantor de rock americano que se tornou mais conhecido por ser um dos integrantes da dupla White Stripes, composta por ele (voz e guitarra) e por sua então esposa Meg White (bateria, percussão e vocal), nos anos 2000. Com o fim do casamento, veio o fim da dupla e o início da carreira solo. O álbum de que falo aqui é o segundo álbum solo de White, lançado em 2014, sob o selo de sua própria gravadora, inaugurada em 2001, a Third Man Records. O álbum se chama Lazaretto.

            Apesar de o álbum ser muito bom – tem até uma instrumental chamada High Ball Stepper que eu adoro –, eu estou aqui mesmo é para comentar as inovações “concretas” do álbum em vinil.

 

1.     O LADO A TOCA AO CONTRÁRIO

O que é algo que eu nunca tinha visto antes em outro LP. Você coloca a agulha lá no final do disco, perto do selo, e ele começa a tocar até a borda.

 

2.     LOCKED GROOVE

Locked groove é um sulco do disco que volta para seu próprio início depois de dar uma volta, mais ou menos como aqueles LPs que pulam e repetem sempre a mesma parte, só que de propósito e no final do LP. A primeira vez que ouvi falar disso foi, naturalmente, no Sgt. Peppers, dos Beatles. Então, eu inocentemente peguei a minha cópia e fui conferir. Pedi até pra um vizinho daqueles que consertam aparelhos “desativar” o retorno automático do braço do meu toca-discos para eu poder ver a agulha chegar até o último sulco e ouvir então a gravação escondida que se repetiria ad infinitum. Para minha decepção, descobri que minha cópia nacional do álbum não possuía esse locked groove e corri atrás de comprar uma edição que tivesse. Mas essa é outra história. Lazaretto possui dois locked grooves. Porém, o do lado A é diferente. Como nesse lado o disco toca ao contrário, o locked groove é na borda do disco.

 

3.     FAIXAS ESCONDIDAS EMBAIXO DO SELO

Sim, uma faixa escondida embaixo do selo em cada lado do disco. Curiosamente, caso você consiga fazer o braço do seu toca-disco chegar até o selo do disco, você consegue ouvir a faixa mesmo tocando com a agulha por cima do papel. Segundo White, a ideia era que a faixa ficasse escondida, mas acabou não ficando tão escondida assim. Somente certifique-se de que seu aparelho tem controle de velocidade, porque uma é em 78 RPM (lado A) e a outra em 45 RPM (lado B).

 

4.     DUAS INTRODUÇÕES PARA A MESMA FAIXA

A primeira faixa do lado B possui duas introduções, uma acústica e uma elétrica, cada uma gravada separadamente em sulcos independentes. No ponto certo, as duas se unem e a música continua normalmente independente da introdução que você ouviu. Ao acaso. Não tem como escolher qual introdução você quer ouvir.

 

5.     ACABAMENTOS DIFERENTES PARA OS DOIS LADOS

O lado A do disco é brilhante (como novo) e o B fosco, como nos discos mais antigos.

 

6.     HOLOGRAFIA NO VINIL

De longe, a parte mais legal de todas. O lado A do vinil possui uma holografia criada por um artista plástico chamado Tristan Duke. Essa holografia é feita por sulcos entrelaçados e só aparece quando se lança sobre eles uma luz direta e com um foco só, como por exemplo, a luz da lanterna do celular. O desenho aparece no brilho da luz refletida nos sulcos, não importa em que direção você aponte a luz. Na verdade, com o disco rodando, a holografia mostra um anjo em 3D girando acima do LP. Não sei como explicar isso de modo que faça um leitor desavisado acreditar, mas é isso mesmo. Como é preciso de dois olhos para ver algo em 3D – e a câmera do celular registra o equivalente a um olho só – somente com o álbum na mão você poderá ter essa experiência incrível.

 


Por fim, e não menos importante, possivelmente mais, o álbum foi todo gravado e mixado de modo analógico, sem qualquer tipo de compressão de som, o que faz com que o som deste álbum realmente arrase, especialmente com as canções espetaculares que Jack White compôs e executou para incluir nele. Para fãs da mídia, um objeto imperdível.



Comentários

  1. O cara não tem um toca-discos decente........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho, nego. Meus toca-discos são todos indecentes. Mas você vai me dar um melhor quando?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GILBERTO GIL AO VIVO

 O DISCO DO SHOW DA PRISÃO

FILHO DA MÃE